sábado, 25 de abril de 2015

BLOGTUDOTEM: Com a GOOGLE, o mundo ficou mais pequeno!

BLOGTUDOTEM: Com a GOOGLE, o mundo ficou mais pequeno!: Vista aérea das instalações da Google ( um nome bem escolhido) em Montain View na Califórnia, Estados Unidos. Vista aérea da Googleplex...

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Os fabulosos papiros do Egipto

Parece não ser possível ir ao Egipto e não comprar um papiro. Existem papiros de todos os tamanhos, pequenos e grandes, profusamente coloridos em cores douradas e purpura, recordando grandiosas cenas do antigo Egipto. Aqui ficam alguns exemplos de rara beleza.






O Templo de Abu Simbel-Egipto

Património Mundial da UNESCO, Abu Simbel, é um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos escavados na rocha, situados no sul do Egipto, no banco ocidental do Rio Nilo, perto da fronteira com o Sudão e a 300 quilómetros da cidade de Assuão.

Quem viajar de barco pelo Nilo, terá de seguir num comboio de autocarros, pela madrugada, devidamente escoltado por tropas especiais como medida de segurança de pessoas e bens.

Todavia, quando foi necessário fazer a sua transladação para o actual local, em consequência da construção da enorme Barragem de Assuão que fez subir as águas do Nilo, deu-se início ao mais extraordinário trabalho de engenharia até hoje executado, em obras desta magnitude. Nessa altura, 1959, a UNESCO lançou uma campanha internacional de angariação de fundos, dada a importância histórica do complexo. Esta operação custou 40 milhões de dólares e consistiu na remoção, pedra por pedra, de cada monumento.

Pôr do Sol na Barragem do Alqueva-Alentejo-Portugal

 É este o aspecto quase de sonho que se pode presenciar junto ás calmas margens da Barragem do Alqueva, situada entre os concelhos de Portel e Moura, no Alentejo. A tranquilidade, os grandes espaços e os aromas e cores, criam um ambiente de repouso.  






Barragem vista de Monsaraz

Amanhecer em Sapucaí-Minas Gerais-Brasil

Interrnauta de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, mostra a beleza do amanhecer. (Foto de Carlos Koleski)

A Vida dos Himbas na Namíbia

Os Himba, são um grupo étnico entre 20 e 50 mil pessoas, que vivem no sul de Angola, na região do Rio Cunene. São os últimos povos semi-nómadas de África e migraram de Angola para a Namíbia (que faz fronteira) à cerca de duzentos anos, à procura de solos mais férteis. As mulheres não tomam banho e as crianças masculinas usam as cabeças rapadas e as meninas colares de madeira, para representar a pureza.
Os homens, podem ter mais que uma mulher.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Triângulo das Bermudas


Desde o tempo dos descobrimentos, que o Triângulo das Bermudas é um mistério para os estudiosos. Já Cristóvão Colombo se queixava de estranhas luzes que se avistavam naquele local,. Depois disso, muitos têm sido os acontecimentos ali relatados mas, até hoje, o mistério continua.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Baobá de Madagáscar

Embondeiro ou Baobá


Fruto do embondeiro

É uma árvore que chega a alcançar de 5 a 25 metros de altura e até sete metros de diâmetro no tronco. A sua particularidade é a grande quantidade de água que é capaz de armazenar dentro do seu tronco, podendo atingir os 120.000 litros!


 O Baobá encontra-se espalhado por zonas sazonalmente áridas da Àfrica, Brasil, Médio Oriente e Austrália.

Quando em 1445 os portugueses chegaram ao Senegal, descobriram um brasão de D. Henrique o Navegador, gravado no tronco de um Baobá ou embondeiro.
 Hoje, dada a grande escassez de alimento que existe em África, as sementes foram estudadas e transformadas em farinha alimentar, já que a produção do fruto desta planta é muito grande e permite aproveitamento industrial. Existem pelo menos oito espécies destas árvores, sendo que em Madagáscar é a planta nacional e no Senegal é o seu emblema nacional.




Mesquita de Koutoubia - Marraquexe

Mesquita de Koutoubia-Marraquexe

Com o seu minarete de 69 metros de altura, destaca-se como um dos monumentos mais representativos de Marraquexe

Souk de Marraquexe

Souk de Marraquexe
Um Souk em Marraquexe, semelhante a tantos outros espalhados um pouco por todos os países árabes.

A profusão de cores alegres e vivas, são quase mágicas e a mistura de aromas a cravo, canela, pimenta, gengibre, etc, transportam-nos para o sonho das mil e uma noites.

Visitar um destes Souks é passar por uma experiência muito forte, dada a diversidade de gentes e de mercadorias para venda, vindas de todos os cantos do Mundo.